quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Volleyball

Ao contrário do futebol, o vôlei tem data de autor de fundação. Foi criado nos Estados Unidos , em 1895, por um professor de educação física de uma ordem religiosa, já com as regras que possui hoje e com o objetivo de trazer para as pessoas um esporte que evitasse contato físico, evitando também as lesões.

O jogo foi criado como uma ramificação do basquete, que já existia na época. Porém, este não faz uso do contato físico. A rede foi fixada a 1,85m do chão, porém atualmente possui 2,24m para vôlei feminino e 2,43m para vôlei masculino. Morgam, o inventor da modalidade esportiva, contratou uma empresa para fabricar a bola, com medidas de: circunferência variava de 63,5cm a 68,6cm, peso ficava entre 252g e 336g. Atualmente o perímetro da bola é de 65cm e o seu peso é aproximadamente 270g.

William George Morgan apresentou o jogo criado por ele em uma conferência em sua faculdade, na prática e na teoria. Morgan deu uma cópia das regras para cada professor presente, e nessa mesma conferência o esporte foi batizado de volleyball.



Sem comentários:

Enviar um comentário